terça-feira, 21 de setembro de 2010

8ª B - Atividade

Senhora, José de Alencar

O escritor brasileiro José de Alencar nasceu no Ceará, região nordeste do Brasil, no ano de 1829. Antes de iniciar sua vida literária, atuou como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Aos 26 anos publicou sua primeira obra: “Cinco Minutos”.
Podemos considerar Alencar como o precursor do romantismo no Brasil dentro das quatro características: indianista, psicológico, regional e histórico. 
Este autor brasileiro utilizou como tema o índio e o sertão do Brasil e, ao contrário de outros romancistas de sua época que escreviam com se vivessem em Portugal, Alencar valorizava a língua falada no Brasil. 
Escritor de obras com estilos variados, este escritor cearense criou romances que abordam o cotidiano. Deste estilo literário, também conhecido como romance de costumes, destacam-se os livros: Diva, Lucíola e A Viuvinha. Foram também de sua autoria os romances regionalistas: O Sertanejo, O Tronco do Ipê, O Gaúcho e Til. Dos romances históricos fazem parte: As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates. 
No romance indianista de José de Alencar, o índio é visto em três etapas diferentes: antes de ter contato com o branco, em Ubirajara; um branco convivendo no meio indígena, em Iracema e o índio no cotidiano do homem branco, em O Guarani. 
É dentro do estilo indianista do escritor José de Alencar que está sua obra mais importante: Iracema. Outra obra também considerada de grande valor literário é O Guarani, pois aborda os aspectos da formação nacional brasileira. 
Apesar de ser mais conhecido por suas obras literárias, o escritor brasileiro José de Alencar fez também algumas peças de teatro: Nas Asas de um Anjo, Mãe, O Demônio Familiar. 
Faleceu aos 48 anos de idade, em 1877, deixando inúmeras obras que fazem sucesso até os dias atuais.

Considerada uma das obras-primas de José de Alencar (1829-1877) e uma das principais da literatura brasileira, 'Senhora' (1875) é um romance narrado em terceira pessoa e dividido em quatro partes: O Preço, Quitação, Posse e O Resgate. O livro conta a história de Aurélia Camargo, uma jovem e bela herdeira que resolve vingar-se de Fernando Seixas, o homem que a humilhou no passado ao trocá-la pelo dote de outra mulher.
Aurélia é a mulher em torno da qual gira o romance. Pura e ingênua por natureza, mas endurecida pelas desilusões causadas pelo mundo civilizado, ela se transformou em uma mulher de negócios.
Aurélia Camargo e Fernando Seixas amam-se. Mas, por estar endividado, ele decide não se casar com ela e, sim, com uma moça que tenha um bom dote. Aurélia, então, recebe uma herança e resolve se vingar por ter sido abandonada. Este clássico é mais um retrato da sociedade burguesa carioca do século XIX, relevando, atipicamente, o papel de uma mulher como protagonista.
Deixe seu comentário a respeito do livro, emitindo sua opinião a respeito do que você leu. Não esqueça de colocar seu nome e número no final do comentário. Boa Leitura!!!

10 comentários:

  1. A SENHORA É UM LIVRO MUITO INTERESSANTE DA NOSSA LITERATURIA PORTUGUESA;ESTE LIVRO FALA DE UMA HISTORIA QUE AURELIA QUE ERA POBRE E SE APAIXONOU POR FERNANDO SEIXAS QUE TAMBÉM A AMAVA NÃO CASOU COM ELA PORQUE QUERIA UM DONTE PARA DAR A SUA IRMÃ PARA SE CAZAR.ENTÃO ELE A TROCOU POR OUTRA POR CAUSA DO DONTE.DEPOIS DE UM TEMPO ELA DESCOBRI QUE ERA HERDEIRA DE UMA FORTUNA,ENTÃO QUER SE VINGAR DE FERNANDO A QUEM TANTO LHE HUMILHOU.OS DOIS SE AMAM MAIS AMBOS ESTÃO COM RECENTIMENTOS.

    ResponderExcluir
  2. O livro Senhora de José de Alencar relata a história Fernando Seixas um jornalista pobre, mas ambicioso. E Aurélia uma moça pobre, mas de uma beleza incomparável.
    Fernando e Aurélia namoravam e se amavam e planejavam se casar, entretanto Seixas estava muito endividado e por Aurélia ser uma moça pobre, não podia se casar com ela. Então resolveu se casar com Adelaide, pois o pai dela havia lhe oferecido 30 contos de réis.
    Mas o destino prepara-lhe uma peça, pois Aurélia a moça pobre recebe uma herança milionária de seu avô paterno, que é monitorada por Lemos seu tio e tutor. E por vingança ela resolve comprar um marido, por meio de Lemos.
    Ela pede que ele vá até Seixas, o escolhido, mas que não revele sua identidade. Lemos ao chegar na casa de Seixas conversa com ele sobre essa proposta.No inicio Seixas se recusa a aceitar a proposta, mas depois aceita com a condição de lhe adiantarem 20 contos de réis.Lemos diz que tem que conversar com a Senhora para saber se ela aceita.
    No dia seguinte Lemos vai até ele e diz que ele tem muita sorte, pois a Senhora aceitou lhe adiantar o dinheiro. E que dentro de 3 meses ele terá que se casar com ela.
    Três dias depois daquele que recebera os vintes contos de réis, achou Seixas ao recolher-se
    Um recado do tal Ramos nestes termos:
    Prepare-se, que amanhã ás 7 da noite vou buscá-lo para a apresentação.
    Porém no dia seguinte, na hora marcada com pontualidade mercantil, lemos foi buscar o noivo
    No momento em que Seixas viu que a Senhora era Aurélia se surpreendeu. Apesar dos dois já se conhecerem as apresentações aconteceram como se fossem estranhos.
    Depois que se casaram Aurélia passou a humilhá-lo e a tratá-lo com frieza. Seixas já não suportava mais tanta humilhação, queria se livrar deste casamento que o fazia tão infeliz, mas para conseguir isso teria que pagar o valor de 100 contos de réis.
    Seixas depois de onze meses conseguiu juntar o dinheiro suficiente para paga-la. No final Seixas entregou o dinheiro na sua mão e virou-se e ao andar alguns passos ela o chamou e se declarou para ele mostrando-lhe o seu testamento onde constava o imenso amor que ela sentia pelo marido e onde ela o instituía o seu herdeiro universal.
    "Seixas contemplava-a com os olhos rasos de lágrimas.
    -Esta riqueza causa-te horror? Pois faz-me viver, meu Fernando. É o meio de a repelires. Se não for o bastante, eu a dissiparei".

    Aluna: Thays Sabrina Luz Medeiros nº 32
    Série: 8ª b

    ResponderExcluir
  3. adorei e o maximo seu blog e nota mil rayane 7B

    ResponderExcluir
  4. Esse livro e uma historia de amor as avessas com muito drama e muita critica, mas que marca a mente do leitor ao decorrer do livro existe varias criticas sociais, criticando a ganancia, a vaidade, a falsidade etc. A mulher e representada de duas maneiras do lado bom e do lado ruim.
    pelo lado bom ela e educada, fina e amavel, religiosa, sensual. pelo lado ruim ela e grosseira, sarcastica, vingativa, mal educada. porem, a historia toda esta voltada para o casamento por dinheiro, tudo isso ocorre hoje em dia, mas na epoca era totalmente diferente. a Senhora do livro e Aurelia Camargo e o aproveitador Fernando Seixas.
    Vale a pena ler o livro e entrar em mais um romannce de Jose de Alencar.

    ResponderExcluir
  5. O livro "Senhora" e um livro que contem uma historia de amor com drama e muitas crticas, mas que marca a vida do leitor ! O livro faz diversas criticas socieconomicas, criticando a ganancia, a vaidade, a falsidade e varias outras coisa que fazem parte do nosso dia-a-dia. A mulher representada das maneiras antonimas: do lado bom e do lado ruim. Pelo lado bom, ela educada, fina, amavel, religiosa, sensual. Pelo lado ruim, ela grosseira, sarcastica, vingativa, mal-educada. entendem? A senhora de que tanto falamos no livro e a Aurelia Camargo, e o aproveitador e o Fernando. Vale a pena ler mais um livro de Jose de Alencar! Indico para todos voces! tenho certeza que voces vao gostar.

    ResponderExcluir
  6. A Senhora,José de Alencar

    O livro Senhora de José de Alencar fala de uma história de amor e drama. No livro Aurélia era uma moça pobre porem muito bela e Fernando Seixas um pobre jornalista.
    Quando Aurélia atingiu seus 15 anos passava a ficar todo dia na janela para que todos a vissem.Todos os homens da cidade passavam lá para vê-la na janela,todos admirados com sua beleza.Fernando Seixas a viu pela primeira vez se apaixonou,a partir dai eles começaram a namorar.
    A irmã de Seixas ia se casar, e ele precisava de dinheiro para pagar o dote e também já estava endividado.Então largou Aurélia para se casar com Adelaide por causa do dote.
    E quando todos menos esperavam Aurélia recebeu uma herança milionária que o seu tio administrava e era seu tutor.E por pura vingança ela resolve comprar Fernando Seixas.
    Ela pede que seu tio vá até Seixas e faça a proposta sem dizer quem ia ser sua esposa,no início ele negou mais, depois ele aceitou com tanto que lhe dessem 30 réis adiantado,a senhora deu-lhe o que pedia.No dia ele foi na hora marcada,quando chegou a surpresa de ver que a noiva era Aurélia,mesmo já se conhecendo as apresentações foram feitas normalmente.
    Eles então se casaram mais o Seixas se sente muito infeliz,pois Aurélia lhe humilha e trata-o muito mal,ele pretendi se separar mais precisa de 100 réis.Depois de sete meses ele conseguiu a quantia.E então entregou o dinheiro nas mãos dela e quando tava saindo ela chamo-lhe e declarou todo o seu amor por ele e até disse que havia escrito no testamento e deixando-lhe como herdeiro universal,e vendo ele com os olhos cheios de lagrimas ela dize: “Essa riqueza causa-te horror?Pois faça-me viver,meu Fernando”.
    Fim
    LUANNA GABRYELLE Nº22

    ResponderExcluir
  7. Tássia da 8°b diz.....27 de setembro de 2010 às 10:52

    O romance conta a historia de Aurélia uma jovempobre que se apaixiona por fernando Seixas, que tbm não tinha muito dinheiros.Aurélia se sente trocada por um terreno de uma certa mulher,Adelaide do Amaral, poisFernando decide se casar com ela , só pelo dinheiro.Para a surpresa de Aurélia , o seu avó deixará uma fortuna e ela se tornará rica e poderosa.Aproveitando do seu poder oferece uma quantia maior que o terreno de Adelaide do Amaral e ``leva`` Fernando. Quando ele descobre que sua noiva é Aurélia fica feliz por ela ter escolhido ele, por ela ser tão poderosa, porém ele não sabia as intenções de Aurelia.

    ResponderExcluir
  8. professora ah luanna colou de mim^^
    pode prestar atenção que no primeiro comentario dela tah uma droga,ela escreveu ah palavra casou com z kkkkkkk
    pode dah zero pra ela rsrsrsrs
    thays sabrina

    ResponderExcluir
  9. muito legal seu blog adorei

    ResponderExcluir
  10. BRENDA CONCEIÇÃO CASTRO 8B DISSE; Senhora conta a historia de Aurélia Camargo,uma moça bela e ressentida,nasceu muito pobre e assim permaneceu até a adolescência,quando,sem esperar,recebeu uma enorme herança de um avô desconhecido.Sua primeira preocupação,após se estabelecer como moça rica,foi casar-se com o antigo namorado, que a trocara por um dote de 30$ contos.Recorre,então,a um plano estranho.Ela compra o ex-namorado antes que ele se case com a rival.Mediante 100$ contos,a compra e o casamento se realiza com sucesso,mas as relações resultantes de um tal contrato tornaram-se complicadas.

    ResponderExcluir